A história do... N.W.A.

O maior representante do estilo Gangsta Rap sem dúvida foi o grupo N.W.A., sigla para Niggaz Wit Attitudes (Negros com Atitude).


O grupo se formou em 1986, em Compton, Califórnia.
Um ex-traficante de drogas apelidado de Eazy-E usou seu lucro com narcóticos para fundar sua própria gravadora e seguir seu sonho no rap. Ele fundou a Ruthless Records, e precisava logo lançar algum artista.
Eazy-E resolveu não se lançar sozinho, convocando mais alguns amigos que estavam entrando no rap em grupos formados nos guetos. O primeiro foi Dr. Dre, que se tornou co-fundador do grupo com Eazy-E. Dre trouxe DJ Yella, ex-membro de um grupo chamado World Class Wreckin' Cru. Com o tempo entraram mais alguns rappers, como Arabian Prince e Ice Cube. Logo depois veio The D.O.C.
O grupo lançou seu primeiro álbum, chamado "N.W.A. and the Posse". Porém não vendeu quase nada, não ganhou apoio da mídia e foi esquecido pelo público.

Ice Cube, Eazy-E, Dr. Dre e Arabian Prince

Então houveram algumas mudanças no grupo, como a saída de The D.O.C. e a entrada de MC Ren. Arabian Prince se sentiu desprezado pelo grupo, afinal cada um tinha um trabalho importante. Eazy-E era o líder e o vocal maior, Dre e Yella eram os responsáveis pela produção e pela criação das batidas, Ice Cube e Mc Ren ficavam responsáveis com as letras das músicas. E Arabian Prince não tinha função específica, por isso resolveu sair do grupo.

Atrás (da esquerda pra direita): Arabian Prince, DJ Yella, Dr. Dre, The D.O.C.
Na frente (da esquerda pra direita): Ice Cube, Eazy-E, Mc Ren

Mas Arabian Prince saiu na hora errada. Pouco depois de sua saída o N.W.A. lançou seu segundo álbum, "Straight Outta Compton", o maior sucesso do grupo. O álbum foi muito bem recebido e se tornou popular em muitas cidades. Uma de suas músicas, "Fuck tha Police" se tornou a mais famosa, por retratar a violência da polícia contra os negros. Essa música fez com que o FBI enviasse uma carta ao grupo, mandando eles maneirarem nas músicas. Isso fez com que a polícia não se importasse e nagasse em fornecer segurança ao grupo. Por isso o N.W.A. não fazia turnês.


O grupo começou a fazer mais músicas falando sobre sexo, drogas, violência e a vida das ruas, atraindo cada vez mais fãs. Mas algumas coisas começaram a acontecer e as brigas internas foram surgindo.

Da esquerda pra direita: Ice Cube, Dr. Dre, Eazy-E, DJ Yella, MC Ren

Eazy-E lançou seu álbum solo em 1988, deixando seus companheiros para trás por um tempo, embora eles ainda participassem do álbum. Ice Cube começou a reclamar de que não estava recebendo uma quantia justa, afinal ele havia escrito mais da metade das músicas do grupo e exigia firmemente os direitos autorais das mesmas. O grupo negou tudo para Ice Cube, e então ele saiu do N.W.A.

Então o N.W.A. lançou seu terceiro álbum, "Efil4Zaggin" (Niggaz 4 Life, ao contrário). Nesse álbum choveram ofensas a Ice Cube, que foi respondendo em seus álbuns solos.


O fim do grupo ocorreu em 1991, quando Dr. Dre saiu do grupo alegando que não recebia o que devia, brigando com Eazy-E. Surgia aí uma grande rivalidade. Todos os membros se separaram e tomaram rumos diferentes.

As pazes no grupo só foram feitas em 1995, quando Eazy-E morreu devido a complicações causadas pela AIDS. Mesmo fazendo as pazes, o grupo não se refez.

Alguns boatos surgiram mesmo depois do ano 2000, como o de um novo álbum com os membros restantes, um tipo de homenagem a história do N.W.A.. A criação de um filme também atraiu muitos rumores, seria uma biografia do grupo e se chamaria "Straight Outta Compton", como o primeiro álbum.

Até a próxima postagem!

Comentários

  1. eles bem que podiam fazer a mesma gravadora com o mesmo nome n.w.a e voltar a gravar para homenagear os que ja se foram

    ResponderExcluir

Postar um comentário