A história de... Dr. Dre

Andre Romelle Young nasceu no dia 18 de fevereiro de 1965 em Compton, na Califórnia.




Desde pequeno ele sempre mostrou grande gosto por música. Tornou-se DJ em um clube chamado Eve After Dark, em Los Angeles, e se chamava Dr. J. Lá ele conheceu o DJ Yella, que tornou-se grande amigo seu. Resolvendo partir para outra área os dois foram convidados pelo dono do clube para formarem um grupo musical com mais alguns amigos. Formou-se então o World Class Wreckin' Cru. Foi nessa época onde Andre começou a usar o nome Dr. Dre.



Mas o grupo não deu muito certo e Dre acabou convidado para participar de um grupo de rap em formação, que serviria como estreia para a gravadora Ruthless Records, fundada pelo líder do grupo Eazy-E. Dre trouxe Yella consigo e junto a Eazy-E, Ice Cube, The D.O.C., Arabian Prince e mais tarde MC Ren, o N.W.A. foi formado.
O grupo fez muito sucesso por onde passava com suas músicas polêmicas que abordavam temas como violência, sexo, drogas e os abusos da polícia contra os negros. Devido a isso o N.W.A. tinha diversas desavenças com a polícia, resultando na falta de proteção em seus shows. Graças a isso o N.W.A. nunca conseguiu fazer uma grande turnê.



Mas com o tempo o N.W.A. tornou-se um grupo de egos inflados. Ice Cube saiu querendo seus direitos autorais pelas músicas que escrevia e o lançamento de um disco solo de Eazy-E começou a causar problemas internos.

Segundo algumas pessoas (nada confirmado) Dre também queria sair do grupo, pois alegava estar ganhando muito pouco para cantar e ainda produzir, mas Eazy-E se recusava a assinar o cancelamento do contrato. Então o segurança do grupo, Suge Knight, teria reunido uma gangue e ameaçado Eazy-E com armas para que Dre saísse do grupo, o que aconteceu. Como já citei, essa parte não é confirmada pelos participantes, portanto não se sabe se é verdade.

Dre e Knight saíram juntos do grupo e fundaram sua própria gravadora, a Death Row Records. O primeiro álbum da gravadora foi também o primeiro solo de Dr. Dre. Chamado "The Chronic", foi um tremendo sucesso. Em algumas das músicas Dre ofendia Eazy-E, afinal os dois agora estavam brigados.




Eazy-E respondia com mais ofensas em suas músicas. A briga durou até Eazy-E morrer devido a complicações causadas pela AIDS.

No The Chronic Dre também apresentou o novo talento da sua gravadora, o jovem Snoop Doggy Dogg. Snoop tornou-se o melhor amigo de Dre e os dois apareciam juntos em várias músicas e vídeos. Mais tarde a Death Row lançou o primeiro disco de Snoop. Dre e Snoop até fizeram um filme juntos, chamado "The Wash" (no Brasil, "Confusões no Lava-Jato"), onde os dois são atrapalhados amigos que trabalham em um lava-jato.


Mas Dre começou a desconfiar de Knight. Ele supostamente estaria sustentando a gravadora usando dinheiro sujo, vindo do tráfico de drogas e de roubos. Isso deixou Dre profundamente irritado. Em 1995, Knight foi até uma prisão pagar a fiança de um rapper que consideravam muito bom. Seu nome era Tupac Shakur. Em troca do pagamento da fiança, Tupac gravaria três álbuns com a Death Row.



Dre e Tupac também se tornaram bons amigos, e com Snoop se tornaram um trio imbatível no rap. Mas, após lançar três álbuns, Tupac foi misteriosamente assassinado. Um crime que permanece um mistério até hoje. Dre entrou em desavenças com Knight, e este último é preso acusado de vários crimes.

Com todas essas confusões Dre abandona a Death Row e funda uma nova gravadora, a Aftermath Entertainment. Dre lançou mais um álbum solo, chamado "2001" em 1999 que continuava com participações de Snoop Dogg e vários novos rappers.



Mas Dre mostrou-se muito melhor como produtor do que como rapper. Então restringiu-se a caçar novos talentos do rap e produzir suas músicas. Uma de suas maiores descobertas, em 1999, foi Eminem. Sem saber que o garoto era branco (ainda havia a crença de que brancos eram ruins no rap) Dre adorou sua música e o chamou para produzirem um álbum. Dre citou: "Não importa se você é branco, negro ou roxo, se você sabe fazer rap, eu trabalho com você".
Eminem tornou-se um dos maiores prodígios de Dre.



Em 2011 Dre lançou o álbum "Detox", que provavelmente é o último de sua carreira como rapper. Atualmente ele vive trabalhando na gravadora e produzindo novos rappers, porém maior parte de seu lucro vem dos "Beats by Dre", sua marca de aparelhos de auto-falante e fones de ouvido.
Em 2008 Dre perdeu seu filho Andre Young Jr., vítima de uma overdose de heroína e morfina. Além dele, Dre ainda tem mais quatro filhos: Curtis, Marcel, Truth e Truly.


_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

Comentários