A história de... Ice Cube

O'Shea Jackson nasceu em Los Angeles, Califórnia, em 15 de junho de 1969.


Teve uma infância complicada. Seus pais, uma zeladora e um jardineiro, não ganhavam muito dinheiro, então vivam em guetos de Los Angeles. Logo cedo perdeu sua irmã, que foi assassinada pelo namorado.
Porém seu gosto por música o salvou de um mundo certo no tráfico de drogas. Com seus amigos Sir Jinx e K-Dee, O'Shea (nomeado de Ice Cube) formou o C.I.A. (Cru' in Action). Com 14 anos Cube conheceu Dr. Dre, que trabalhava com um clube onde o C.I.A. se apresentava. Dre viu o talento de Cube para compor músicas e o convidou para compor no seu grupo, o World Class Wreckin' Cru.


Alguns anos mais tarde, quando Dre foi chamado por Eazy-E para sua gravadora, o próprio Dre levou algumas composições. Inicialmente foi rejeitado, mas Eazy-E o aceitou para formarem o grupo de gangsta rap N.W.A.. Porém o primeiro álbum do grupo não foi tão recebido e Cube quase desistiu de ser rapper, chegando até a entrar em uma universidade (Instituto de Tecnologia de Phoenix) onde estudou desenho arquitetônico.
Mas Cube voltou para o grupo com a saída de um dos membros, Arabian Prince. Cube se esforçou e escreveu mais músicas, muito polêmicas, que foram lançadas no álbum "Straight Outta Compton", onde o N.W.A. finalmente fez sucesso. Porém começaram os conflitos. Cube começou a perceber que estava recebendo muito pouco e se tivesse a posse dos direitos autorais pela música ele iria recebe bem mais. Ele achou mais que justo, afinal foram escritas por ele.


Mas Eazy-E, dono da gravadora do N.W.A. e líder do grupo, se recusou a ceder os direitos. Devido a isso Cube saiu do grupo. Os seus ex-companheiros começaram a atacá-lo em suas músicas, xingando-o principalmente de traidor.

Cube então partiu para a carreira solo. Em 1990 ele lançou o álbum "AmeriKKKa's Most Wanted", onde respondia aos ataques do N.W.A.. O álbum ganhou disco de Platina. O mesmo ele fez no ano seguinte, em seu segundo álbum "Death Certificate", que trouxe a canção "No Vaseline", onde xingava o N.W.A.. Esses álbuns, assim como os que vieram, mostrava um lado mais violento de Ice Cube, com declarações ofensivas, recebendo acusações de ser racista (racismo com brancos), misógino, entre muitas outras. Apesar das críticas, Cube só se tornou mais famoso.


Ainda em 1991 ele estreou nos cinemas, no filme "Boyz N The Hood", junto com Cuba Gooding Jr e Laurence Fishburne.


Em 1992 ele lançou seu terceiro álbum, "The Predator", que contém a música "It Was a Good Day", considerada a melhor de todas de Ice Cube.


Em 1993 veio o quarto álbum, "Lethal Injection", que não foi bem recebido pelos críticos. Após isso passou um tempo com trabalhos que não foram muito considerados, e muitos afirmavam que Cube não era mais o mesmo. Nesse tempo ele também fundou sua gravadora, a Lench Mob Records.


Mas ele voltou em 2000, na "The Up in Smoke Tour", uma turnê que continha ainda grandes ícones como Dr. Dre e MC Ren (ambos do N.W.A. com quem Cube fizera as pazes), Snoop Dogg, e o novato Eminem, entre outros.


Apesar da carreira de rapper ter decaído sua carreira como ator apenas cresceu. No total Cube lançou 15 álbuns (pretendo fazer a discografia em outra postagem) e atuou em mais de vinte filmes, dos mais variados temas, desde os de terror até infantis. Alguns deles com grande sucesso, como "Anaconda" e "Fúria em Duas Rodas".


Desde 1992 Ice Cube é casado com Kimberly Woodruff e tem quatro filhos: O'Shea Jackson Jr. (que também é rapper, conhecido como OMG), Darrel Jackson (também rapper, chamado Doughboy), Kareema Jackson e Shareef Jackson.

Da esquerda pra direita: O'Shea Jr., Kareema, Shareef, Kimberly, Ice Cube e Darrel.

_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

Comentários