A História do Rap

Hora de contar a história desse estilo magnífico de música! Vou abrir o blog contando a História do Rap!

Tudo começou na Jamaica, ao contrário do que muita gente pensa. Na década de 1960, o país estava passando por uma crise econômica que estava afetando muitas camadas da sociedade.
Nos guetos jamaicanos, a população se divertia com um aparelho novidade dos anos 50, os sound systems. Eram como caixas de som que permitiam a música ser "mixada" por primeiros DJ's. Durante as exibições das músicas nas ruas, algumas pessoas assumiam um microfone e faziam discursos sobre a vida no gueto, como falar sobre a violência.
Quando a situação econômica apertou mais ainda, alguns jamaicanos se mudaram para os Estados Unidos em busca de emprego. E levaram o estilo com eles.




Nova York foi a cidade estadunidense que obteve mais imigrantes. Além dos hispânicos a comunidade negra era muito grande ali também.
No bairro do Bronx, NY, um certo jamaicano, apelidado de DJ Kool Herc começou a disseminar o que estava na moda na Jamaica. Foi então que os jovens negros do gueto começaram a se aderir a este estilo musical, modificando um pouco do ritmo para se adequar mais as suas falas. E foi aí que surgiu um novo estilo, o Rap.



O nome "Rap" vem da expressão "rhyme and poetry", que significa "ritmo e poesia".

Somente na década de 70 que o rap começou a se tornar comercial. Um dos primeiros a ter um disco de rap lançado Gil Scott-Heron, que hoje é conhecido como um dos criadores do estilo.

Com o tempo o rap só se fortaleceu, pois era a melhor forma de expressão entre as camadas mais pobres da sociedade dos Estados Unidos. E o estilo se dividiu em mais ramos, como o Gangsta Rap.
E foram surgindo novas expressões relacionadas ao rap, formando uma enorme cultura. Nas ruas era comum ver jovens dançando break, um estilo de dança quase acrobático, ao som das batidas de rap. Batidas essas produzidas pelos DJs (disco jokers), que usavam dos novos equipamentos da época, como as picku-ups, para criarem um som, que seria aproveitado mais tarde pelos MCs (mestre de cerimônias). Os MCs eram os rappers, responsáveis por adicionar uma letra, quase sempre poética e sem muita melodia, nas batidas.
Outra prática comum de se obter as batidas era através do beatbox. Com a própria boca uma pessoa mandava os sons, as batidas, para outra pessoa começar a rimar.


E assim o rap foi se tornando popular. Por volta dos anos 90 já não era uma coisa só dos guetos afro-americanos, mas se tornou um mercado de sucesso, e os discos de estrelas como Tupac, Notorious B.I.G. e N.W.A. se tornaram grandes relíquias de sucesso.

Hoje em dia vivemos no período chamado de New School, formado por uma nova geração de rappers.

Mas isso é assunto para mais tarde!

Até a próxima postagem!

Comentários

Postar um comentário